COMO TUDO COMEÇOU Ainda sem classificação

By 21 de novembro de 2017CROSSFIT BRASIL
Como tudo começou

COMO TUDO COMEÇOU

A quebra da rotina proposta pelos WODs (Workout of the Day), constantemente variados, e os resultados conquistados rapidamente contribuem para a grande popularidade do CrossFit no mundo. Mas, talvez o principal diferencial da modalidade seja o senso de comunidade que surge espontaneamente entre os praticantes que se exercitam juntos dentro de um box. A camaradagem natural, competição e diversão presentes no CrossFit produzem uma intensidade que não é encontrada frequentemente em outras modalidades.

Sendo praticante ou não, é difícil negar que o CrossFit se tornou uma sensação mundial. Criada nos EUA, a modalidade tem mais de 13 mil afiliados ao redor do mundo e a cada dia conquista mais novos adeptos. Mas, afinal, como surgiu esse tipo de treinamento tão intenso e, ao mesmo tempo, atrativo?

Para entender melhor a origem do CrossFit, precisamos começar pela história do estadunidense Greg Glassman, fundador e CEO da responsável por criar a famosa metodologia. Ainda criança, Greg teve poliomielite (paralisia infantil) e usou a ginástica para recuperar sua força. Mais tarde, se tornou um ginasta competitivo e, como a maioria dos atletas, queria ganhar mais força. Para isso, começou a praticar, além da ginástica, levantamento de peso e bicicleta, e percebeu que isso lhe daria uma vantagem em relação aos outros atletas que fossem bons em apenas uma atividade.

Em meados dos anos 90, o ex-ginasta Greg Glassman, motivado pela insatisfação com os exercícios propostos pelas academias tradicionais, desenvolveu séries de exercícios que se tornaria, no futuro, os movimentos iniciais do CrossFit. Seu intuito sempre foi incentivar o uso de movimentos simples e funcionais, em alta intensidade, como forma de desenvolver o condicionamento físico de forma geral, sem focar em uma habilidade específica.

Com a mentalidade de que os movimentos básicos do dia a dia (agachar, pular, correr) são fundamentais para o desenvolvimento e a manutenção das capacidades físicas de todos, Glassman começou a trabalhar como personal trainer, mas, devido a alta demanda, logo começou a dar aulas em grupo. Foi quando descobriu o quão vantajoso eram as aulas coletivas para os alunos. E em 2000, o CrossFit surgiu oficialmente em Santa Cruz, na Califórnia.

Classifique aqui

Leave a Reply