Para entender o que é CrossFit é preciso destacar que estamos falando de um método que combina movimentos funcionais e metabólicos de diversas atividades, e não de uma modalidade esportiva.
A combinação de movimentos, a dinâmica dos treinos e os resultados do CrossFit fizeram da prática uma verdadeira “febre” entre esportistas e frequentadores de academia. Uma prova disso é que em 2018, o Brasil ocupou o 2º lugar no ranking dos países com mais boxers de CrossFit no mundo.
Siga com a leitura para conhecer a trajetória do CrossFit e seus benefícios. Assim, você vai entender os motivos que levaram o programa a ganhar tantos adeptos, e, quem sabe, começar a treinar.
O que é CrossFit?
CrossFit é o nome de um programa de condicionamento físico de alta intensidade que integram atividades como: movimentos de ginástica, pliometria, levantamento de peso olímpico e calistenia e atividades cíclicas.
Pilares do CrossFit
A metodologia do CrossFit tem como base 3 pilares que garantem a diferenciação do programa nas práticas esportivas: movimentos funcionais, variação constante e alta intensidade.
Movimentos funcionais
Os movimentos funcionais são aqueles executados no cotidiano e fazem parte dos padrões considerados naturais do ser humano. Pense nas suas tarefas diárias. Levantar, agachar, correr, subir e descer escadas são exemplos de movimentos funcionais que costumam a fazer parte da rotina e de atividades simples.
No CrossFit, os movimentos funcionais são trabalhados com o objetivo de aumentar o desempenho e levar mais qualidade de vida para a rotina, além de beneficiar o corpo.
Alta intensidade
O ritmo do CrossFit ajuda a elevar o metabolismo e faz a frequência cardíaca e o fôlego trabalharem. Isso porque os exercícios são de alta intensidade e executados com agilidade, o que aumenta a queima calórica.
A intensidade dos treinos é fundamental para o condicionamento físico e ajuda a reforçar a resistência, atividades cardíacas e respiratórias e ampliar a potência de quem pratica.
Variação constante
A dinâmica do CrossFit é uma característica que merece destaque. A variação constante de atividades torna a prática mais estimulante e desafiadora.
Como o CrossFit combina movimentos de várias modalidades (como ginástica, LPO e atletismo) é possível executar uma sequência diferente a cada treino, adaptando sequências de exercícios e equipamentos.
Com um treino diferente a cada dia, a prática se torna ainda mais divertida.
Origem do CrossFit
O CrossFit surgiu no final dos anos 90 e foi desenvolvido pelo preparador físico norte-americado Greg Glassman. Em 2000, Greg Glassman fez o registro da marca e da empresa CrossFit Inc, a qual realiza treinamentos, cursos e afilia profissionais e locais para que sejam autorizados a aplicar o método em academias e boxes (espaços exclusivos para a atividade).
O primeiro box de CrossFit do Brasil
Por aqui, a CrossFit Brasil saiu na frente e foi o primeiro box inaugurado no país. Motivado pelo modelo visto no exterior, o head coach Joel Fridman trouxe a metodologia em 2009.
A novidade, que teve o primeiro box na cidade de São Paulo, se espalhou pelo país e em 2018 contabilizou mais de mil boxes de CrossFit no Brasil.
Quais são os principais benefícios do CrossFit
- Promove o emagrecimento: por ser um treino de alta intensidade, estimula a alta queima calórica.
- Tonifica os músculos: trabalha vários grupos musculares em cada exercício.
- Melhora o condicionamento físico: respiração, ritmo cardíaco, resistência e flexibilidade são algumas características melhoradas com a prática.
- Auxilia no controle do estresse: o foco, a atenção e a liberação de importantes hormônios durante o treino colaboram para manter corpo e mente em harmonia. Ainda, a diversão e a dinâmica dos treinos também ajudam a controlar o estresse.
Como funciona o CrossFit?
Você já sabe que os movimentos funcionais, a alta intensidade e a variação constante são os pilares do CrossFit, certo? É com base neles que a prática acontece.
Para combinar exercícios de resistência, força e agilidade, o treino de CrossFit funciona divido em 3 momentos:
1. Aquecimento: é o preparo e alongamento do corpo para os exercícios. Corrida nas proximidades do box, ciclismo indoor e remo seco são alguns dos exercícios de aquecimento.
2. Técnica e orientação: o professor de educação física, ou coach, explica as técnicas para executadas as tarefas na próxima etapa, a Workout of the Day, ou missão do dia.
3. WOD (Workout of the Day): é a série de exercícios que deve ser feita no dia.
Principais exercícios
Quem pode praticar CrossFit?
Por mais que seja um treino de alta intensidade, o CrossFit pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Iniciantes, ex-atletas, praticantes de outras atividades, idosos e até crianças podem fazer CrossFit.
O segredo para uma prática segura é adaptar o treino ao nível de preparo e limitações de cada praticante, sempre acompanhado de preparadores físicos habilitados.
CrossFit é indicado para iniciantes?
Para quem não pratica nenhum exercício físico, o CrossFit pode sim, ser a porta de entrada para o mundo fitness. A intensidade dos treinos pode ser organizada de forma gradual, respeitando o desempenho e condicionamento físico inicial de quem quer iniciar a praticar.
E para emagrecer?
Sim! A alta intensidade do treino promove alta queima calórica, o que facilita a perda de peso. Evidentemente, uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis são complementares quando o objetivo é perder alguns quilos.
CrossFit e hipertrofia muscular combinam?
A tonificação dos músculos, o aumento de massa magra e a mobilidade muscular são benefícios do CrossFit e que podem colaborar com a hipertrofia muscular. Para aumentar a massa muscular é preciso fazer exercícios físicos, ter uma alimentação adequada e descansar.
Como começar a praticar CrossFit?
As dicas para quem quer começar a praticar CrossFit são bem importantes para que os resultados esperados sejam atingidos. Veja quais são as principais:
- Escolha um box afiliado: uma das formas de assegurar a credibilidade do local no qual você vai praticar CrossFit é verificar se o box é afiliado a CrossFit Inc. Isso garante que os profissionais têm conhecimento da técnica e são capacitados para o treinamento.
- Não tente acompanhar outras pessoas: vá no seu ritmo, no seu limite e dando o se melhor. Cada indivíduo possui um condicionamento físico diferente. Ao iniciar, é provável que o seu preparo não esteja tão desenvolvido como o de quem já pratica. Vá com calma, faça os treinos corretamente que a evolução será um dos resultados.
- Avise sobre problemas de saúde ou qualquer adversidade: seu coach precisa conhecer suas limitações e dificuldades para dar atenção e foco no treino, evitar lesões e aumentar seu desempenho. Por isso, sempre compartilhe informações sobre a sua saúde e disposição com o preparador físico.
Posso treinar todos os dias?
Não! No CrossFit, e assim como a maioria das atividades físicas, é essencial ter dias de descanso. Repousar também faz parte do treino, pois é durante o descanso que o corpo repara tecidos musculares e equaliza a energia necessária para o bom funcionamento do organismo.
Onde treinar CrossFit?
Procure por um box de CrossFit que seja afiliado, que tenha boas referências e conte com profissionais capacitados. Ainda, é interessante pesquisar a avaliação de quem já treina no local e verificar outras vantagens, como o espaço, o número de praticantes e a estrutura.
Agora que você sabe o que é CrossFit, não esqueça que a CrossFit Brasil foi o primeiro Box inaugurado no país. Além disso, conta com um time de profissionais reconhecidos e habilitados para acompanhar qualquer praticante.
Siga o perfil da CrossFit Brasil no Facebook. Fique por dentro do que acontece nos treinos, das melhores dicas para treinar e comece quanto antes!